Na montagem do roteiro (de qualquer viagem), as primeiras duas perguntas a responder é: “pra onde?” e “quanto tempo?”

Defina os locais por onde vai passar, escolha as cidades/paises e faça uma lista.

Verifique de quanto tempo dispõe, se tiver 30 dias por exemplo, monte o roteiro em cima de 27 ou 28 dias. Sempre deixe alguns dias para os imprevistos.

Locais e tempos definidos, hora de montar o roteiro. Porém antes de montar o roteiro deve-se levar em consideração qual vai ser o perfil da sua viagem, o objetivo pelo qual você está indo para determinado lugar. Por exemplo, você pode querer visitar o máximo de cidades que conseguir ou você pode querer ficar um tempo maior em cada uma das cidades que visitar. Isso vai do perfil de cada um e claro do seu interesse em cada cidade por qual passar.

Ok, com esses itens definidos hora de decidir por onde começar. Se você for de avião, pesquise várias companhias e diferentes dias das semanas, você pode conseguir uma boa economia. Outra coisa a ser definida é a compra da passagem de volta. Voltando da mesma cidade em que chegou, você ja pode comprar as passagens de ida e volta, isso deixaria o preço mais baixo, porém você terá a necessidade de voltar para a primeira cidade para poder pegar o avião, por isso faça a pesquisa e veja qual modo compensará.

Próxima etapa: definir o transporte entre as cidades. Aqui você deve pesquisar as várias maneiras de ir de uma cidade a outra, dependendo do local temos a opção de avião, ônibus, trem, aluguel de carro e por aí vai. Veja quais estão disponiveis no local para onde vai, faça a relação custo benefício e veja qual seria o melhor para você. Lembre-se que no caso de aluguel de carro, deve-se verificar a documentação exigida para poder dirigir no país/cidade para o qual você está indo.

Reservar o hotel/albergue com antecedência é sempre bom, porém nada impede de você resolver na hora, mas leve anotado pelo menos uns dois ou três em cada cidade para não correr o risco de encontrar um sem vagas, não saber para onde ir e acabar em um totalmente desconhecido. Este cuidado é essencial em alta temporada.

Por fim lembre-se de não restringir totalmente seu roteiro, imprevistos podem acontecer ou até mesmo pode aparecer algo para fazer e você com certeza vai querer “encaixar” no seu roteiro.


Anote tudo, faça rascunho, imprima um mapa e um calendário e pesquise. Esse é o segredo.

Esse aqui do lado é o meu “Painel para montagem de roteiros” (na falta de um nome melhor).

Até a próxima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...