Bom galera, uma da partes mais importantes na programação da sua viagem, é a preparação da documentação.

Verifique com bastante antecedência a documentação necessária para entrar no(s) país(es) para o qual esta indo, bem como a necessidade de tomar alguma vacina ou fazer algum exame.

Os principais documentos relacionados a viagens internacionais são:

Passaporte: esse não tem como escapar. Ao viajar para o exterior, salvo algumas exceções, esse será o seu documento. Veja qual o procedimento para fazer o requerimento e tire suas dúvidas sobre passaporte no site da Polícia Federal.

Visto: específico para cada país. Existem vários tipos de vistos: de turista, de trabalho, de estudante e por aí vai. Verifique o site da embaixada do país destino para obter informações de como proceder.

Vacina: também é um assunto que varia de acordo com o país. Consulte o site da Anvisa, na seção de Orientações a viajantes ou o site da embaixada do país que pretende viajar para tirar suas dúvidas.

No caso específico do meu mochilão pela Argentina, Chile e talvez Uruguai. Esses países não exigem passaporte, visto e nenhuma vacina, o único documento exigido é o RG. Fácil, não?

Nota: apenas o RG é aceito, não pode ser substituído por CNH, Carteira de classe ou outro documento. O único documento que pode substituir o RG é o Passaporte.

Tenho apenas uma ressalva. Durante minha pesquisa encontrei divergências entre os sites, alguns diziam que não são aceitos RGs com a data de emissão anterior a 10 anos, outros diziam que não havia problema. Porém em um ponto todos concordavam, o RG precisa estar em bom estado de conservação e você precisa ser reconhecido na foto.

Como meu RG não estava bem conservado, a data de expedição dele era de 1999, ou seja, a mais de 10 anos e na foto eu era apenas um garotinho de 14 anos resolvi não correr o risco de ser barrado e por isso no sábado passado, depois de adiar bastante fui até o Poupa Tempo e fiz um RG novo. Estarei com ele em mãos na quarta-feira.

Para quem pretende dirigir, a maioria dos países aceitam a CNH brasileira por um determinado período. Verifique antes se apenas a CNH é o suficient ou se há a necessidade de possuir a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para informações sobre a PID dê uma olhada no site do Denatran. Tenha cuidado com a data para que sua carteira não perca a validade durante a sua viagem.

Dica: Tire uma cópia de todos os documentos e cartões que levará com você na viagem, deixe uma cópia guardada em casa e envie outra para o seu próprio e-mail. Em caso de perda ou roubo, a “dor de cabeça” será menor.

Abraço a todos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...