Atualizado em Março/2011

Olá galera, quando viajamos para o exterior, uma coisa muito comum é fazer compras. Mas existem algumas regras para isso, então vamos verificar algumas dessas regras para não termos dor de cabeça.

– Limites e taxas

Para compras internacionais, o limite máximo permitido é de 500 dólares por pessoa, exceto o Paraguai, onde esse limite baixa para 300 dólares. O que passar desse valor terá uma taxa de 50% que você deve pagar para a Receita Federal.

Desde outubro de 2010 não há mais a necessidade de declarar bens como telefone celular, relógio de pulso e câmera fotográfica na hora de viajar, esses produtos agora fazem parte do conceito de bens manifestamente pessoais, por isso não é necessário declará-los para a saída do Brasil. Confira o Guia Rapido para Viajantes do site da Receita.

Ao retornar ao Brasil deve-se preencher o formulário declarando se ultrapassou ou não o limite de 500 dólares. Caso não declare, você pode passar sem pagar o imposto, mas corre o risco de o fiscal querer verificar sua bagagem, aí se o valor em mercadorias ultrapassou o limite de 500 dólares, além da taxa de 50% você também deverá pagar uma multa de mais 50%. Total 100%, o que faz o produto ter custado duas vezes mais caro no final.

Para mais informações, consulte o site da Receita Federal.

– Dinheiro

O limite de dinheiro em espécie que você pode levar para o exterior é de R$10 mil ou a quantia equivalente em outra moeda. Valores acima disso também devem ser declarados na saída do Brasil.

– Devolução de impostos

Alguns países, como a Argentina, devolvem o imposto nacional que você paga pelos produtos. Para isso, a loja onde você efetuar a compra deve estar cadastrada no programa. Na hora da compra, peça a ficha de reembolso para turistas e entregue-a no local específico da alfandêga no aeroporto na hora em que estiver embarcando de volta para o Brasil. Informe-se se o país para onde está indo faz essa devolução de impostos e verifique as regras.

– Free Shop

Além do limite de 500 dólares para compras em outros países, você ainda tem um limite de mais 500 dólares para compras no Free Shop. Alguns itens do Free Shop também têm um limite específico por pessoa, como: 24 garrafas de bebidas alcoólicas, sendo a quantidade máxima de 12 unidades por categoria; 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira; 10 produtos de perfumaria e por aí vai. Para mais informações consulte o site Duty Free.

Quando forem, não esqueçam do meu presente.

Boas compras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...