Quando vamos viajar para outro país nos preocupamos bastante com algumas diferenças como o idioma, as comidas, o clima, a moeda, o transporte, etc. Mas uma coisa que muitos de nós talvez não dê muita importância são os nossos gestos. Isso mesmo! Pode parecer meio bobo, mas as dicas a seguir pode te salvar de alguns momentos embaraçosos e evitar alguns micos.

O gestos são usados para se comunicar, complementando a comunicação oral e muitas vezes, dependendo do idioma local, até substituindo, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Confira abaixo os significados de alguns gestos em outros países.


– Jóia ou Positivo

gestos em outros países gestos em outros países

Tanto no Brasil como também nos Estados Unidos, Austrália, Rússia, Finlândia, Egito, Israel o sinal é usado para sinalizar algo positivo. Por exemplo ao cumprimentar uma outra pessoa ou concordar com ela.

Mas não faça esse sinal em Bangladesh, no Irã ou na Tailândia. Nesses países esse sinal significa a mesma coisa que o dedo médio erguido significa para os brasileiros.


– V de Vitória ou Paz e Amor

Em países como o Brasil, Estados Unidos e Canadá pode ser o sinal de vitória, muito usado por políticos no dia da eleição. Também foi muito usado pelo movimento hippie indicando Paz e Amor e é ainda muito usado hoje com esse sentido.

No Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul esse mesmo gesto, feito com a palma voltada para dentro significa algo do tipo “vai se f**er”.


– Figa

Símbolo de boa sorte no Brasil, Portugal e nos Estados Unidos.

Já na China, Grécia, Indonésia, Turquia ou Rússia se fizer este sinal para alguém é como se estivesse mandando ela “se f**er”.


– OK

Usado nos Estados Unidos como sinalizar ok, tudo certo, all right, perfect…

Mas em alguns países europeus como França e Alemanha o gesto também é outra forma de dizer à alguém “vai se f**er”.


– Chamando alguém com o dedo indicador

Muito comum para chamar o garçom, um amigo ou qualquer outra pessoa em países como Estados Unidos e também aqui no Brasil.

Só tome cuidado ao fazer esse gesto em alguns países do Oriente. No Japão, Malásia e Singapura esse mesmo gesto simboliza a morte.


– Dedos cruzados

Tanto no Brasil como nos Estados Unidos e no Reino Unido é muito utilizado para atrair sorte ou boas energias.

No Vietnã as pessoas podem considerar esse gesto como obsceno.


– Chifres

Muito usado como referência ao rock’n roll em muitos países, inclusive no Brasil.

Mas em outros países como Itália e Cuba o gesto significa infidelidade e também chifres do diabo.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...