No último sábado, 16 de julho, estivemos presente no 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil que aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho no Pavilhão de Exposições do Anhembi na cidade de São Paulo.

O Salão foi dividido em 5 grandes áreas que representavam as 5 regiões brasileiras.

Nessas áreas era possível encontrar stands onde o pessoal dava dicas e informações à respeito de alguma cidade específica da região, de um roteiro que poderia envolver várias cidades, enfim as mais variadas opções de viagens.

Em alguns pontos e em determinados momentos era possível assistir alguma manifestação artística dessas regiões. Também havia demonstração e comercialização de produtos de artesanato local e em alguns (poucos) casos degustação de alguma bebida ou comida típica do local.



Achamos que alguns stands não estavam realmente promovendo o turismo da cidade ou estado mas sim fazendo apenas propaganda do seu hotel ou pousada, por exemplo. Alguns estavam mais preocupados em te entregar o folder do que realmente interagir e desenvolver uma conversa.

Por outro lado, havia muitas pessoas bem receptivas, que nos trataram muito bem e nos deixou morrendo de vontade conhecer a cidade ou estado que estavam representando. Acabamos voltando com vários folders, alguns aproveitáveis outros nem tanto.




Soubemos que companhias aéreas estariam vendendo passagens a preços promocionais, mas como sempre, tem a pegadinha. Fomos ao stand de uma das companhias para comprarmos as passagens para a nossa próxima viagem, provavelmente em dezembro, mas o desconto era apenas para passagens no mês de agosto e setembro.

Aproveitamos o stand da Hostelling International e fizemos as nossas carteirinhas HI com desconto. Se você ainda tem dúvidas se deve ou não fazer a sua, então dê uma olhada aqui.




A área gastronômica também estava com uma proposta bem legal. Dividida entre as 5 regiões brasileiras, onde cada uma oferecia uma variedade de pratos típicos. Cada pessoa pagava o valor de R$24,50 para entrar na área e então podia pegar pequenas porções de cada prato, as sobremesas (também típicas) e as bebidas (normais) eram cobradas à parte.

Entre os que mais gostamos estão a Sopa Paraguai, típica da região Centro-Oeste e o Escondidinho de Carne Seca, típico da região Nordeste, além do Brigadeiro com Açaí de sobremesa.

Já à noite fomos até o stand da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura) que estava bem bacana, com parede de escalada, arvorismo e um tanque para a criançada brincar de caiaque. Além disso o pessoal que se cadastrava no site estava concorrendo à alguns prêmios fornecidos por parceiros da Associação. Fizemos o cadastro e adivinha, ganhamos um roteiro de ecoturismo e 1 diária para duas pessoas em Carrancas-MG. Estamos programando a melhor data para irmos e logo teremos posts sobre mais uma viagem.

No Salão também encontramos e conhecemos pessoalmente outros blogueiros, o Vini e a Pri do Inquietos Blog, a Clarissa do Dondeando por aí, a Deise do Viagem pelo Mundo e ainda a Dreyse Wendy da Bonito Way. É muito legal essa integração que esse tipo de evento proporciona.

Abaixo, o vídeo com algumas imagens do Salão.



E você, esteve no Salão? Gostou? Quais suas impressões?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...