O que não levar na mochilaEae galera, quando vamos fazer um mochilão sempre nos preocupamos com o que devemos levar, o que não podemos esquecer, fazemos listas, procuramos na internet e por aí vai.

Mas o post de hoje é o contrário: o que não devemos levar na mochila.


Pra isso, dividi o post em duas partes, a primeira parte é sobre as coisas que são realmente proibidas de levar em viagens de avião, ônibus ou de entrar em determinados países; a segunda, algumas dicas para não levar itens desnecessários. Vamos conferir.



1 – A ANAC através da Portaria 676 no seu artigo 48 deixa claro a proibição de alguns itens, como explosivos, inclusive cartuchos vazios, munições, material pirotécnico, armas de caça, armas portáteis e fogos de artifício; gases (inflamáveis, não inflamáveis e venenosos), tais como butano, oxigênio, propano e cilindros de oxigênio; e muitos outros, veja o artigo completo.

http://hipopocaranga.zip.net


Itens que só podem ser transportados na bagagem de mão:

– Dinheiro
– Jóias
– Documentos negociáveis, ações e valores
– Notebook
– Telefone celular

Por que só podem ser transportados em bagagem de mão? Simplesmente porque caso algum item descrito acima seja despachado, as companhias aéreas não se responsabilizarão por possíveis perdas ou danos.




No site da Receita Federal, também é possível encontrar algumas regras, como a de itens que não são considerados bagagem, no sentido aduaneiro, mesmo que levados pelo viajante, como objetos destinados a revenda ou a uso industrial, automóveis, motocicletas, motonetas, bicicletas com motor, trailers e demais veículos automotores terrestrese suas partes e peças, entre outras

Confira a lista completa e todas as informações para o viajante no site da Receita Federal.





2 – Dicas para não levar itens desnecessários

Saiba com antecedência o clima da região para onde está indo na época em que estiver indo, para não levar para um país onde a média de temperatura é 30 graus, aquela blusa de frio para usar em lugares com neve. Aprenda a pesquisar a previsão do tempo em várias cidades do mundo através do Google.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é a cultura local, saber os costumes da população de um determinado país ou região pode evitar que cometa algumas gafes, como por exemplo em países islâmicos é preciso cuidado quanto às roupas, as mulheres não devem mostrar braços, pernas ou os cabelos. Mas os homens também tem algumas restrições, é esperado que usem camisas de mangas longas e calças compridas.

Cuidado ao levar medicamentos, se você faz uso de algum medicamento de uso contínuo, leve sempre a receita junto.


Quanto aos itens, especificamente, fiz uma pesquisa no twitter durante o dia e os citados foram:

– Roupas: Calma, não é que não precisa levar roupas, mas cuidado com exageros. Vou citar o exemplo da calça jeans, que é um item básico tanto para homens quanto para mulheres. Mas nada de levar 5 calças desse tipo para um mochilão. Além do peso e volume excessivos, caso molhe ou seja necessário lavar uma delas, será complicado, pois é um tecido que demora para secar.

– Guias e livros: Deixe livros para levar na mochila da faculdade. Guias, leve um de bolso, nada de levar aquela enciclopédia que não vai servir de nada. Pode valer a pena tirar cópia de páginas que tenha achado interessante em algum guia que tenha comprado ou até imprimir dicas que conseguiu na internet.

– Cosméticos: Não me xinguem meninas, mas nada de levar aquele monte de coisa como shampoo, condicionador, creme para enxague, creme para pentear, creme para tudo. Leve o básico e tente escolher os frascos menores ou se estiver indo pra um lugar onde seja fácil de encontrar, deixe para comprar lá. Compre frascos pequenos, utilize durante o mochilão e a mochila ficará um pouquinho mais leve.

– Documentos: Leve somente o necessário, pode não fazer peso alguns documentos a mais, mas imagina se você perde… a dor de cabeça! Por isso leve somente os documentos que irá precisar e deixe uma cópia em casa e uma cópia no seu e-mail, o mesmo vale para os cartões que irá carregar. Em caso de perda ou roubo essas cópias facilitam bastante.


E você o que não leva de jeito nenhum para uma viagem? Descorda de algum item? Ajude a completar esse post, galera!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...