luiz octavio - bonito hi hostelHá algum tempo eu estava querendo entrevistar o proprietário de algum hostel para postar aqui no Eu Vou de Mochila. A ideia ficou, o tempo passou e eis que a oportunidade surgiu.

Entrei em contato com o Sr. Luiz Octavio Campos que é proprietário do Bonito HI Hostel que como o próprio nome já diz fica na cidade de Bonito no Mato Groso do Sul.


O Sr. Luiz Octavio foi de uma simpatia incrível e aceitou prontamente responder algumas perguntas para o blog e, claro, para vocês.




Eu Vou de Mochila: Há quanto tempo existe o Bonito HI Hostel? E como foi a decisão de ter um Hostel?

Sr. Luiz Octavio: DESDE NOVEMBRO DE 1997 – ESTAMOS COMPLETANDO 15 ANOS DE OPERAÇÃO E 16 ANOS DE BONITO, POIS FIQUEI UM ANO CONSTRUINDO O HI HOSTEL E CONHECENDO A REGIÃO. EU CONHECIA BONITO DESDE 1989 QDO VINHA PESCAR NO PANTANAL QUE É PRÓXIMO, EM 1994 RESOLVI LARGAR A MINHA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO CIVIL E SAIR DE SÃO PAULO Á PROCURA DE QUALIDADE DE VIDA. NO ENTANTO, VIM SÓ PORQUE HAVIA SEPARADO DA ESPOSA, MEUS FILHOS FICARAM EM SÃO PAULO.


Eu Vou de Mochila: Fale um pouco sobre o Bonito HI Hostel. O que oferecem, os tipos de dormitórios, diferenciais…

Sr. Luiz Octavio: TEMOS OS APTOS COLETIVOS FEMININOS E MASCULINOS, CADA UM COM O SEU BANHEIRO INTERNO, TEMOS ACOMODAÇÕES PRIVATIVAS E FAMILIARES NO TOTAL DE 32 ACOMODAÇÕES, SENDO 22 PRIVATIVAS COM TOTAL DE 132 LEITOS. TEMOS UMA CASA FUNCIONAL A UMA QUADRA QUE COMPORTA MAIS 8 PAX QUE ÁS VEZES É USADA EM OVERBOOKING. O QUE OCORRE AQUI DIARIAMENTE É A FORTE INTEGRAÇÃO ENTRE OS HÓSPEDES, POIS FAÇO QUESTÃO DE SEGUIR O QUANTO POSSO A FILOSOFIA BASE DA HI QUE É A COMUNHÃO DE CULTURAS E COSTUMES ENTRE OS VIAJANTES. NÃO TEMOS TV NOS QUARTOS JUSTAMENTE PARA FORÇAR A INTEGRAÇÃO, POIS COM TV OS HÓSPEDES VOLTARIAM DOS PASSEIOS E DEPOIS DO BANHO “DEITADÃO NA CAMA VENDO FAUSTÃO” (RS) – A NOVELEIRA GRUDADA NA TELA. TEMOS UMA TV NO SALÃO SKY E ABERTA, PARA QUANDO HÁ ALGUM EVENTO, TIPO COPA DO MUNDO OU QUALQUER OUTRO IMPORTANTE QUE A MAIORIA VAI QUERER ASSISTIR.


Eu Vou de Mochila: Quais as vantagens de um Hostel ser filiado à rede HI?

Sr. Luiz Octavio: A HOSTELLING INTERNATIONAL É A MAIOR REDE DE HOSPEDAGEM DO MUNDO, A MAIS CONHECIDA E, NA MINHA OPINIÃO, ELA É MUITO RESPEITADA, PELO MENOS NO EXTERIOR (EUROPA E PAISES DESENVOLVIDOS). SEI DISSO PORQUE 68% DO MEU PÚBLICO É DE ESTRANGEIROS, OUÇO SEMPRE COMENTÁRIOS E A MARCA HI É MUITO RELEVANTE. SER FILIADO Á HI JÁ DÁ AO ESTABELECIMENTO DESDE O INÍCIO SÍMBOLO DE QUALIDADE, POIS CADA UM DOS HI HOSTELS SÃO FISCALIZADOS, TÊM QUE OBEDECER UM PADRÃO DE ACORDO COM A SUA CLASSIFICAÇÃO. SE UM HÓSPEDE TEM PROBLEMAS ELE TEM A QUEM RECORRER, TEM COMO RECLAMAR, ON LINE E A CADA RECLAMAÇÃO E INCIDENTE, RECEBEMOS A RECLAMAÇÃO, TEMOS QUE NOS JUSTIFICAR, ETC.

TE DOU UM EXEMPLO DE ONTEM: ESTÁVAMOS CAPACITANDO UMA CAMAREIRA NOVA HÁ 20 DIAS E UM CASAL DEU POR FALTA DE UM MODEM. O SUPERVISOR ME COMUNICOU, PEDI QUE ELE APURASSE O FATO DETALHADAMENTE, VERIFICANDO A ESCALA E NOMES DE QUEM LIMPOU AQUELE APARTAMENTO, ETC. ELE TROUXE TUDO MASTIGADO, MANDEI ELE CHAMAR A TAL MOÇA, PRESSIONAMOS E ELA SAIU PREOCUPADA E DEPOIS DE UMA HORA APARECEU COM O MODEM DIZENDO QUE ESTAVA NO LIXO! HOJE ELA FOI DEMITIDA. VEJA QUE EU PODERIA SIMPLESMENTE DIZER QUE NÃO SOMOS RESPONSÁVEIS, MESMO PORQUE, EM CADA ACOMODAÇÃO CONSTA AVISO SOBRE ISSO E MAIS AQUILO PEDINDO QUE O HÓSPEDE LEVE ITENS DE VALORES COM ELE OU QUE DEIXE NO NOSSO GUARDA-VALORES DA RECEPÇÃO E ESCRITÓRIO. NO ENTANTO, NÓS NÃO QUEREMOS RECLAMAÇÕES, A GENTE SABE QUANDO O HÓSPEDE ESTÁ MENTINDO, ESTÁ QUERENDO DAR UM “APLIQUE”, POIS TEMOS MUITA EXPERIÊNCIA. DEIXAR HÓSPEDES SAIR DESCONTENTES LEVA A RECLAMAÇÕES EM REDES SOCIAIS, EM FORUMS COMO O THORN TREE DO LONELY PLANET, OUTROS E ISSO SE ESPALHA COMO UM VÍRUS. O NOSSO BOCA A BOCA É GIGANTE, A CADA 10 PESSOAS, 7 VÊM VIA BOCA A BOCA, NÃO PODEMOS TER RECLAMAÇÕES.

É CLARO QUE NUNCA SE ESCAPA DO “MALA SEM ALÇA” OU MOCHILA SEM ALÇAS, SEMPRE TEM AQUELE GRINGO QUE RECLAMA DA CAIPIRINHA QUE ELE QUER COM CACHAÇA PARA FICAR CHAPADO E NÓS FAZEMOS A CAIPIRINHA COMO ELA DEVE SER FEITA, NA MEDIDA. SEMPRE HÁ AQUELA MULHER CARENTE, QUE DÁ EM CIMA DOS NOSSOS FUNCIONÁRIOS E QDO PERCEBE QUE NÃO VAI ROLAR NADA, ELA ESCREVE RECLAMANDO DE TODA A EQUIPE. SÃO PESSOAS PROBLEMÁTICAS, SEMPRE PROCURAM DEFEITOS EM TUDO. MAS DESSAS RECLAMAÇÕES NÃO TEMOS RECEIOS. FAZER PARTE DA REDE HI TEM AS VANTAGENS DE ESTAR NOS SITES INTERNACIONAIS E NACIONAIS DA WWW.HIHOSTELS.COM E DA WWW.HOSTEL.ORG.BR E OUTROS.


Eu Vou de Mochila: Quais os tipos de pessoas que mais se hospedam no Bonito HI Hostel?

Sr. Luiz Octavio: NOSSO PÚBLICO É DE PESSOAS COM ELEVADO NÍVEL CULTURAL E DE TRABALHO, DO BRASILEIRO QUE TRABALHA MESMO, FAMÍLIAS, ESTRANGEIROS, TODOS PROFISSIONAIS, PESSOAS QUE NÃO ESTÃO AQUI PARA DESFILAR ROUPAS E MODA, PESSOAS QUE VÊM PARA CURTIR A NATUREZA E CONHECER PESSOAS, DESCONTRAIR, GASTAR DINHEIRO NO QUE VALE A PENA, TIPO CUSTO/BENEFÍCIO.


Eu Vou de Mochila: Tem alguma história engraçada, diferente ou emocionante que tenha ocorrido no Bonito HI Hostel que o Sr. poderia contar?

Sr. Luiz Octavio: HÁ MUITAS E MUITAS HISTÓRIAS, ENGRAÇADAS E OUTRAS TRISTES, DARIA PARA ESCREVER UM LIVRO, PODE ENTRAR NO MENU NO LINK DO NOSSO SITE E VAI LER SOBRE ALGUMAS E TB ALGUMAS PÉROLAS.


Eu Vou de Mochila: O Sr. não é de Bonito, certo? Por que a escolha da cidade?

Sr. Luiz Octavio: SOU PAULISTANO, JÁ DESCREVI ACIMA, MAS DESDE MUITO JOVEM EU GOSTEI DE MATO, FAZENDAS DOS TIOS AVÓS, NAS QUAIS EU IA, FUI CAÇADOR ANTES DE COMPLETAR 18 ANOS, ESTIVE NA AMAZÔNIA COM 16 ANOS QDO TUDO ERA PRECÁRIO, FIZ A BELÉM/BRASILIA TODA DE TERRA, PARTICIPEI DE UMA EXPEDIÇÃO PARA LEVANTAMENTO DE PROPRIEDADE NO ESTADO DO PARÁ EM 1973, NA QUAL MORREU UM DOS PARTICIPANTES, LOCAL QUE FOI ADQUIRIDO DE AVIÃO, NÃO HAVIA ACESSO POR TERRA E FOMOS EM UM GRUPO DE 12 PESSOAS. NA OCASIÃO EU TINHA 17 ANOS. ESTIVE NA ILHA DO BANANAL EM 1972 COM MÉDICOS COLEGAS DO MEU PAI QUE ADORAVAM PESCAR. JÁ FORMADO ENG° E CASADO EU IA COM UM GRUPO DE SENHORES DO BAIRRO DO BROOKLIN EM SÃO PAULO PARA UMA FAZENDA EM GOIÁS DE 7 MIL ALQUEIRES, ONDE FICÁVAMOS ISOLADOS POR 10 A 12 DIAS PESCANDO E CAÇANDO, MAS APENAS PARA O NOSSO SUSTENTO, NADA DE DEPREDAÇÃO.

CONHECI BONITO QDO ENTREI DE SÓCIO DE UM RANCHO DE PESCA NO RIO MIRANDA, QUE FAZ DIVISA ENTRE BONITO E AQUIDAUANA. DÁVAMOS UMA GRANDE VOLTA PARA CHEGAR NO TAL RANCHO E UM DIA DECIDI OLHAR O MAPA 4 RODAS E DESCOBRI QUE PASSANDO POR UM VILAREJO COM NOME DE BONITO PODERÍAMOS CORTAR 160 KM DE PERCURSO. FIZEMOS ISSO, NOS PERDEMOS E NO FINAL DEU CERTO, CHEGAMOS EM BONITO QUE ERA UM LUGAR DE AMEDRONTAR, NADA X NADA, UM HORROR. E DEPOIS A GENTE JÁ VINHA PARA O RANCHO VIA BONITO. UMA DESSAS VEZES PEGUEI O CARTÃO DE UM CARA QUE ME DISSE QUE TINHA UMA PROPRIEDADE COM RIO DE ÁGUA TRANSPARENTE, COM PEIXES E CACHOEIRAS.

GUARDEI O CARTÃO DENTRO DO MAPINHA 4 RODAS E ALGUNS ANOS MAIS O USEI. FOI QUANDO VIM PARA VER O QUE REALMENTE HAVIA DE TÃO DIFERENTE. E VI MESMO, SENTI E NOTEI QUE BONITO NAQUELA ÉPOCA JÁ ESTAVA COM PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR A NATUREZA. DAÍ EU ME PERGUNTEI: COMPRAR UMA CHALANA P/ TRABALHAR COM PESCA ESPEORTIVA/TURISMO OU MONTAR ALGO EM BONITO? E BONITO BRILHAVA! E CONVERSANDO COM UMA AMIGA QUE TINHA FAZENDA EM BONITO, ELA ME PERGUNTOU: O QUE VC PRETENDE CRIAR AQUI EM BONITO ? EU: ALGO PARA HOSPEDAGEM TALVEZ. ELA: ABRE AQUELE NEGÓCIO QUE TEM NA EUROPA, QUE HOSPEDA MOCHILEIROS. EU: HUMM,….O QUE? ELA: É UM TIPO DE POUSADA QUE HOSPEDA JOVENS, JÁ ESTIVE EM DOIS NA ITALIA E UM NA INGLATERRA. EU: AH,….TÁ, JÁ SEI O QUE É, SÃO HOSTELS. ELA: ISSO MESMO. E ESSA MINHA AMIGA É A DONA DO ABISMO ANHUMAS, PAULISTANA TAMBÉM. FOI A ALMIRA QUE ME DEU A IDEÍA, GOSTEI, FUI ATRÁS E AQUI ESTOU.


Eu Vou de Mochila: Qual a melhor época para ir até Bonito? E quais os passeios imperdíveis?

Sr. Luiz Octavio: A MELHOR ÉPOCA DEVE SER SEMPRE FUGINDO DOS FERIADOS PROLONGADOS, TIPO CARNAVAL E SEMANA TODA, ENTRE O NATAL E O DIA 15 DE JANEIRO E OS PICOS DAS FÉRIAS ESCOLARES, JANEIRO E JULHO ENTRE 12 E 31. FORA DESSES PERÍODOS O VIAJANTE GASTA MENOS PORQUE PEGA TARIFAS DE BAIXA TEMPORADA, PARA HOSPEDAGEM E PRINCIPAIS ATRAÇÕES ECOLÓGICAS, PEGA A CIDADE COM MENOS TURISTAS.


Eu Vou de Mochila: Obrigado pela disponibilidade e atenção dispensada.

Sr. Luiz Octavio:EU QUE AGRADEÇO EM CONTAR UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA.
ABRAÇOS



Eu achei a história do Sr. Luiz Octavio incrível. Espero que vocês também tenham gostado!

Até a próxima.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...