wi-fi freeUma ideia do Maurício (@aventureiros) do site Trilhas e Aventuras de criar um debate mensal entre os blogueiros de turismo promete fazer bastante barulho nesse ano de 2012.

A iniciativa consiste em debater alguns pontos fundamentais sobre o turismo e tentar de alguma forma contribuir para a melhoria do turismo no Brasil.

No mês de janeiro, o tema debatido foi o wi-fi grátis em estabelecimentos que estejam ligados de alguma forma a área do turismo.



Durante o debate foram expostos vários pontos de vistas, alguns até controversos, mas é unânime a opinião de que hospedagens (sejam albergues, pousadas, hotéis de luxo ou resorts) devem disponibilizar wi-fi de qualidade e “grátis”.

O “grátis” entre aspas é porque todos sabem que de uma forma ou outra esse custo será embutido no valor da diária. Mas acredite, o custo para disponibilização e manutenção de uma rede wi-fi é bem pequeno, por isso não há desculpas para um hotel cobrar R$18,00 pela rede wi-fi, exemplo real citado no debate.



Outros estabelecimentos que foram citados como sendo esperado o oferecimento de wi-fi grátis foram restaurantes, cafés, shoppings, aeroportos e grandes centros urbanos como praças e praias.

O que mais gerou polêmica foi sobre a disponibilização ou não do wi-fi em locais destinados ao turismo de aventura e o argumento que pra mim é o definitivo foi a opinião da Daniella (@dicaseturismo): “Depende, quanto de “Aventura” você quer?”.

Eu penso que locais isolados não têm porque ter wi-fi, perde todo o sentido. Muitos lugares não têm nem sinal de celular.



Muitos locais já perceberam o potencial e alguns são conhecidos e frequentados exatamente por disponibilizar o wi-fi gratuito, é o caso da Starbucks e do McDonalds.

Mas o estabelecimento disponibiliza wi-fi grátis e não ganha nada com isso?

Muito pelo contrário, nos dias atuais pessoas ficam 24 horas on-line. Existe uma necessidade de interagir, seja com familiares, amigos, leitores do blog e até desconhecidos. Por isso a publicidade espontânea em tempo real que o estabelecimento ganha disponibilizando acesso a rede gratuitamente é enorme e de muita vantagem em relação a mídia tradicional, visto que é uma publicidade feita sem objetivo financeiro por pessoas comuns divulgando a satisfação de um bom atendimento, serviço, produto ou o que seja.

Redes sociais como Twitter e Facebook e aplicativos móveis como Foursquare e Instagram são capazes de alcançar um grande número de possíveis futuros clientes.


Claro que tem o fato do wi-fi gratuito ser disponibilizado apenas para os consumidores do estabelecimento, clientes, hóspedes, etc. Nada mais justo a não ser no caso de áreas públicas, onde o wi-fi é disponibilizado pelo governo ou por uma empresa patrocinadora, mas que se torna um diferencial para a cidade, por exemplo.

Resumindo, com um custo baixo a empresa que disponibiliza conexão wi-fi pode ter um grande retorno.


Particularmente, penso que os empresários do setor que ainda não disponibilizam o wi-fi estão parados no tempo e perdendo um marketing muito forte feito em tempo real, apenas por não disponibilizar wi-fi gratuitamente.



E vocês o que pensam do assunto?

Participem também do debate curtindo a página e dando sua opinião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...