visto para os EUAA demora e a burocracia estão bastante presentes na hora de solicitar o visto para os EUA.

Acabo de concluir o preenchimento do formulário DS-160, que é online e deve ser preenchido até no máximo 2 dias antes da data para a qual você agendou a entrevista. No meu caso a entrevista foi agendada há algumas semanas, porém só havia data disponível para o mês de abril (por volta de 90 dias de espera).

Só para deixar claro: a entrevista pode ser agendada antes mesmo do início do preenchimento do formulário. Muita gente ainda tem dúvidas quanto a isso.



Este artigo faz referência a solicitação do visto tipo B-2 Turista. Para outros tipos de visto, consulte o Site da Embaixada Americana no Brasil


Preenchendo o formulário DS-160

Antes de tudo é importante dizer que você não precisa preencher o formulário por completo de uma vez só. Você pode começar a preencher, ir salvando e retornar para terminar o preenchimento posteriormente. Ao começar o preenchimento, você receberá o Application ID, que será usado para acessar o formulário quando for mais conveniente.

Muitas vezes não temos todos os dados solicitados (que são muitos) à mão naquele momento, por isso a opção de continuar o preenchimento depois é bem legal.


Comece acessando o Formulário DS-160.

Observação 1: Preencha o formulário em inglês.

Observação 2: Não deixe campos em branco, se for o caso coloque a frase DOES NOT APPLY (Não se aplica).


Será solicitado o upload de uma foto, que pode ser tirada em casa mesmo, só atente-se para as Diretrizes para fotos digitais para documentos de viagem aos EUA. De qualquer forma, você deverá levar a foto impressa no dia da entrevista, por isso a opção de já tirar a foto em um lugar próprio pode ser melhor.


Então começa o preenchimento do formulário, que segue a seguinte ordem:

– Personal Information 1: Nome, sexo, idade e local de nascimento.

– Personal Information 2: Nacionalidade e CPF.

– Address and Phone Information: Endereço, telefone e e-mail.

– Passport Information: Dados referentes ao passaporte.

– Travel Information: Tipo do visto solicitado e planos para a viagem. Se ainda não tiver nada certo, coloque uma data e um local que pretende ficar.

– Travel Companions Information: Caso vá viajar com mais alguém, informações da(s) pessoa(s).

– Previous U.S. Travel Information: Perguntas do tipo “Já esteve nos EUA?” ou “Já teve visto negado?”

– U.S. Point of Contact Information: Pode ser colocada informações de onde vai ficar hospedado.

– Family Information: Informações referente aos pais.

– Present Work/Education/Training Information: Informações referente ao emprego ou entidade educacional que está atualmente.

– Previous Work/Education/Training Information: Informações referente ao emprego anterior. Fiz o preenchimento juntamente com a Bruna e essas informações foram solicitadas apenas para mim, dessa forma percebemos que há alguma diferença no preenchimento para homens e mulheres.

– Additional Work/Education/Training Information: Informações sobre idiomas, se viajou para outro país nos últimos 5 anos, se tem alguma experiência com explosivos, se já foi membro de grupos rebeldes, entre outras.

– Security and Background: Part 1: Se você tem alguma deficiência ou é usuário de drogas.

– Security and Background: Part 2: Se você já foi preço, cometeu algum crime, lavagem de dinheiro, tráfego de pessoas, etc.

– Security and Background: Part 3: Se você tem a intenção de espionar, sabotar, praticar atividades terroristas ou tráfico de órgãos humanos.

– Security and Background: Part 4: Se você já obteve ou ajudou alguém a conseguir documentos fraudados.

– Security and Background: Part 5: Se você já votou nos EUA violando alguma lei ou regra, se já manteve alguma criança americana fora dos EUA sob custódia ou se já renunciou a cidadania americana para não pagar impostos.


Faça o upload da foto.

Revise as informações digitadas.

Confirme o número do seu passaporte e envie o formulário.

Imprima a página de confirmação, que deverá ser levada no dia da entrevista e mande também uma cópia para o seu e-mail.


Também poderá acessar posteriormente a página de confirmação com o Application ID.


O site da Embaixada Americana disponibiliza um documento com instruções para o preenchimento do formulário DS-160, em português.


Agendando a entrevista

O agendamento da entrevista do visto para os EUA no consulado americano, bem como o agendamento para a coleta de dados no centro de atendimento (CASV) é feito através do site The U.S. Visa Service.

Deve-se pagar o valor de 160 dólares, que está incluso a taxa consular, agendamento e sedex. Pode ser feito pelo site no cartão ou a vista através do boleto bancário.

A entrevista pode ser agendada na embaixada em Brasília ou nos consulados em Recife, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Esta última é a cidade mais procurada, por isso a disponibilidade é muito menor e há um tempo de espera bastante maior que as outras (pouco mais de 2 meses no momento). Já os CASVs estão presentes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília.

Após agendar, não esqueça de imprimir a página de confirmação, que deverá ser levada no dia da entrevista.


Se ficou com alguma dúvida, pode acessar a página de Perguntas frequentes da Embaixada Americana ou então deixar um comentário aqui embaixo, que tentarei ajudar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...