Transtornos nos aeroportos brasileiros

voos canceladosO número de passageiros e consequentemente o número de voos têm aumentado consideravelmente nos últimos anos em nosso país. Infelizmente a estrutura dos aeroportos brasileiros não está acompanhando esse crescimento e já não suporta o número de passageiros.

E com a Copa e as Olimpíadas batendo à porta, eventos que colocarão o Brasil nos holofotes do mundo todo, o #TurismoEmDebate de junho colocou em pauta a seguinte discussão: Os problemas nos aeroportos do Brasil.



Uma coisa que ficou mais uma vez em evidência é que os aeroportos brasileiros não suportam o número de passageiros. Entre as maiores reclamações estão a própria infraestrutura dos aeroportos e o atendimento de funcionários tanto da Infraero como das companhias aéreas.

Galera falou muito sobre a disponibilização do wi-fi. Concordo que é uma coisa importante (como no post do Turismo em Debate de janeiro), mas considero o menor dos problemas, é preciso concentrar os esforços de melhoria em outros pontos, como a infraestrutura já citada aqui, os acessos aos aeroportos, os preços praticados nos aeroportos, enfim vários outros aspectos antes de pensarmos em wi-fi.


Após isso, fomos relatando problemas que já tivemos em aeroportos e, se alguém nunca teve problema, pelo menos conhece alguém que já teve. Particularmente nunca tive problema muito grande, alguns atrasos mas como o Maurício do Trilhas e Aventuras lembrou bem, já fazem parte da rotina.


Quando perguntados sobre os melhores e os piores aeroportos, os do sul/sudeste foram citados como os menos piores. Na minha opinião o Viracopos, em Campinas, tem uma boa estrutura mas o considero subutilizado.

Como a maioria dos aeroportos ficam fora dos grandes centros, a maioria do pessoal lembrou bem que é necessário melhorar as formas de acesso. Em alguns países o metrô ou trem chegam até o aeroporto, o que facilita muito a vida dos passageiros, algo do tipo poderia ser feito aqui no Brasil também.

aeroporto de hong kong

Hong Kong: Um dos melhores aeroportos do mundo



Isso faria com que outro ponto crucial fosse melhorado, os taxistas! Sem generalizar, muitos taxistas cobram preços abusivos nos traslados.

E falando em preços, outro assunto que foi muito comentado foram os preços praticados dentro do aeroporto. Eu acho um roubo e sendo um mochileiro evito ao máximo utilizá-los, sempre tenho água e algo para comer na mochila, por exemplo.


Depois disso, demos outro rumo para o debate e perguntamos se a privatização seria a melhor solução para resolver os problemas dos aeroportos.

Grande parte das repostas foram afirmativas. Na minha opinião é só pegar o exemplo da privatização das estradas e das empresas de telefonia, houve uma considerável melhoria em ambos os casos, mas em compensação os pedágios e as tarifas telefônicas estão cada vez mais altos. Assim, quanto será que pagaríamos nas taxas de embarque?


Para finalizar, a pergunta que intriga a população brasileira: Os aeroportos brasileiros estão preparados para a Copa e as Olimpíadas?

Muitos (eu fui um deles) disseram que não há tempo hábil para efetuar todas as melhorias necessárias em todos os aeroportos do país. Mas uma parte dos participantes do debate são otimistas e acreditam que estaremos preparados para receber esses eventos.

aeroporto de guarulhos

Guarulhos: Maior e mais importante aeroporto do Brasil



Para fundamentar nosso debate sobre esse tema, o Jodrian do blog Aventura Mango nos enviou o link de um estudo do IPEA concluindo que 85% dos principais aeroportos brasileiros estão em situação crítica ou preocupante.


Vamos continuar esse debate? Compartilhe experiências e opiniões abaixo e acompanhe o Turismo em Debate no Facebook.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...