a arte dos video gamesQuando ainda estava programando o Mochilão pelos EUA, recebi um tweet da @AprendizViajant do blog Aprendiz de Viajante com a dica de uma exposição que estava acontecendo no American Art Museum em Washington DC, A Arte dos Video Games.

Só de ver o nome da exposição já sabia que viria coisa boa por aí. Acabei de ler o post e sem pensar duas vezes já incluí no roteiro a visita ao museu e claro, à exposição. Ah, a entrada era gratuita!



A exposição mostra a história dos video games desde os primórdios até o que existe de mais atual em desenvolvimento para consoles e jogos.


O que eu achei pura nostalgia foi ver consoles antigos todo preservado e bonito, como se fossem novos e ainda poder ver nas telas, imagens de jogos tradicionais, que qualquer nerd que se preze já jogo como Pitfall, Doom, Tom Raider e as primeiras versões do mais conhecido e carismático personagem de video game, o Mario.

consoles antigos

telas de jogos

telas do mario


A galeria do museu disponível para a exibição era razoavelmente grande e muito bem organizada, com um painel mostrando as 5 eras em que está dividida a história do video game e vários totens mostrando o desenvolvimento em si das tecnologias e da arte aplicada aos jogos.


a arte dos video games 1 a arte dos video games 2

a arte dos video games 3 a arte dos video games 4

a arte dos video games 5 a arte dos video games 6




Aí a gente chega na parte mais legal, onde há interação! Telas com um sei lá quanto de polegadas e um controle para você relembrar como era jogar Pac-man e o Super Mario Bros. Se você acha que eu passei muito tempo nessa parte, você acertou, A Bruna precisou me arrastar pra sair dali.


a arte dos video games 7 a arte dos video games 8

a arte dos video games 11 a arte dos video games 10

a arte dos video games 9




Infelizmente a exposição já não está mais no American Art Museum, mas você pode encontra-la em outras partes dos EUA. Confira o calendário da exposição A Arte dos Video Games, tem data até 2016.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...