imagina na copaChegamos ao último Turismo Em Debate de 2012 e pra fechar com chave de ouro fizemos um compilado de tudo o que foi debatido durante o ano e relacionamos com os grandes eventos que acontecerão no Brasil durante os próximos anos.

Os maiores deles sem dúvida são a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Parece que ainda tá longe, mas eventos desse porte devem ser planejados com bastante antecedência e se as organizações não correrem, não dará tempo.



Começamos o debate com uma pergunta direta: “Estamos preparados para receber os próximos grandes eventos esportivos no Brasil?

Com toda a certeza não estamos… mas estaremos prontos? Desculpe aos mais otimistas, mas eu acho que não…

A preocupação maior é de que esse atraso seja proposital para poder facilitar a corrupção, porque por mais que digam que são competições esportivas com a intenção da interação entre os países e blá blá blá, na verdade é tudo pelo dinheiro.




Algumas cidades estão a frente de outras, é o caso do Rio de Janeiro que já está acostumada a receber grande número de turistas e a sediar eventos de grande porte, como os Jogos Pan-Americanos de 2007.


Um assunto bastante comentado no debate foi a respeito da infra-estrutura básica como segurança e transporte.

As cidades sedes não são nem de longe exemplos de segurança pública e com o grande movimento de turistas a polícia terá muito trabalho.

Sobre os transportes, o Brasil não possui ferrovias o que pra mim é uma vergonha. Todo o transporte será feito por rodovia ou aéreo, então imagine o movimento nas estradas e aeroportos…



sao paulo

Obras do estádio que será a sede em São Paulo. Pra que um estádio novo?




O que a maioria das pessoas no debate concordaram é que o governo deveria priorizar outras áreas que são de primeira necessidade para a população como saúde, educação, moradia, etc.

A preocupação com o que vai ficar desses eventos também é grande, será que teremos “elefantes brancos” após Copa do Mundo e Jogos Olímpicos?

E como ficará a imagem do Brasil lá fora?

Acredito que daremos conta de fazer bem feito e até ficar bem as vistas dos gringos, mas o quanto isso irá melhorar a vida da população?


Agora é esperar pra ver.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...