luxo para cachorroPara a maioria dos mochileiros, luxo é ter uma vaga num hostel, não pegar ônibus errado, comer num restaurante local… Mas, quem também não gosta de ter um café da manhã com centenas de variedades, banheira em um quarto privativo, entre outras regalias que fazem parte do chamado turismo de luxo?

No mês passado (novembro) o Turismo em Debate queria saber se é possível a junção de turismo de luxo com sustentabilidade.



Foram 10 perguntas para podermos discutir e tentar descobrir se quem faz turismo de luxo não liga pra sustentabilidade, se as empresas desse nicho investem para oferecer luxo mas ainda assim ser uma empresa sustentável, se o governo está de olho e preservando áreas de reserva ambiental não permitindo o uso indevido do local, entre outras abordagens que foram discutidas.

Começamos o debate perguntando se a galera acha que seja possível unir luxo com sustentabilidade. As respostas foram unânimes dizendo que sim e as vezes o que falta é o interesse das empresas em investir em opções sustentáveis.

A preocupação também é grande com a questão social, muitos empreendimentos são construídos em lugares onde o povo local acaba sendo “obrigado” a sair de onde vivem.


turismo de luxo 1 turismo-sustentavel turismo de luxo 2




Claro que também existem exemplos positivos, como alguns lugares na Africa citados pelo Michel do Rodando pelo Mundo e as Ilhas Seychelles citada pelo Leandro Simoni do Mala da Sogra.

No Brasil, tenho um exemplo recente da Fazenda Dona Carolina, onde participei de um evento da Ford e pude perceber algumas preocupações com questões ambientais. A chave do quarto precisava ser inserida em um lugar próprio para que a energia funcionasse, por isso não havia perigo da luz ficar acesa, por exemplo. Outra coisa é o aviso incentivando o hóspede a não trocar as toalhas diariamente.


fazenda dona carolina 1

fazenda dona carolina 2




Pra finalizar, a galera do debate também tem consciência de que não adianta apenas os estabelecimentos se preocuparem com essas questões. Nós, turistas, também devemos fazer a nossa parte não desperdiçando recursos e tomando atitudes sustentáveis.

E você, se preocupa com essas questões? O que você acha do assunto?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...