metrô de nova yorkO metrô de Nova York é um dos maiores do mundo, dá uma olhada no mapa aqui ao lado ->

Administrado pela Metropolitan Transportation Authority (MTA) este metrô conta com 24 linhas, 468 estações e mais de 1.000km de trilhos. Acesse o mapa completo do metrô de Nova York com versão em PDF.

Mesmo pra quem já andou de metrô em outras cidades, pode ser meio assustador se imaginar nesse emaranhado de Nova York, mas garanto que não é tão complicado. Em 15 dias pela cidade peguei a linha errada apenas em duas ocasiões e olha que usamos metrô exaustivamente indo de ponta a ponta na ilha de Manhattan e também para os outros boroughs e não usamos táxi nenhuma vez.


Sujo e quente são dois adjetivos normalmente dados para o metrô de Nova York e algumas estações são realmente assim, às vezes você até consegue flagrar um roedor andando pelos trilhos. Esses adjetivos logo ficam para 2º plano quando você percebe o que o metrô pode fazer por você em Nova York.


metro de nova york rato metro de nova york rato 2



Todos usam o metrô por lá, donas de casa indo fazer compras, crianças indo pra escola, executivos indo trabalhar e claro nós turistas!

Então bora aprender a utilizá-lo:


Horário do metrô

O metrô de Nova York funciona 24 horas por dia, porém a frequência é um pouco reduzida na madrugada e nos finais de semana, quando o tempo de espera pode ser maior.

Algumas estações não funcionam 24 horas, por isso preste atenção quando for entrar em alguma.

No mapa as linhas que estiverem com a identificação (letra ou número) em negrito são linhas que funcionam 24×7.


Linhas

As linhas podem ser identificadas por uma letra ou por um número. Também possui cores, mas uma cor representa mais de uma linha.

Outra coisa muito importante, existem trens locais e trens expressos. Os trens locais param em todas as estações da linha, já os expressos vão direto e param apenas em algumas poucas estações. Repare no mapa, as estações que estiverem com uma bolinha branca são estações onde trens locais e expressos param, com bolinha preta apenas trens locais.

Por fim, lembre-se de olhar na entrada da estação e também no trem se o sentido é uptown ou downtown, a primeira é sentido norte e a outra sentido sul. Muitas vezes a entrada da estação de uma linha uptown fica do outro lado da rua de uma estação downtown da mesma linha.

Uma das vezes que eu peguei o trem errado foi por não me atentar que ele era expresso aí fui quase até o Bronx e tive que voltar. Da outra vez, peguei um trem downtown quando queria ir para o norte, desci na próxima estação e o tempo perdido foi um pouco menor. Por isso muita atenção.


metro de nova york estacao 145 metro de nova york dentro da estacao



Dicas

Faça o itinerário usando um mapa antes mesmo de ir para a estação. Dependendo pra onde vai, a estação mais próxima pode não ser a ideal.

Se tiver um smartphone, baixe o aplicativo NYC Subway que é free. Ele tem as infos de todas as estações, calcula a rota pra você e se estiver sem wi-fi pode pelo menos utilizar o mapa.

As estações não possuem escadas rolantes então esteja preparado e seja prestativo com quem precisa, por exemplo mulheres com carrinhos de bebê.


Agora, veja como economizar no metrô com o Metrocard.

Tem mais alguma dica para tornar a utilização do metrô de Nova York menos traumática, deixe nos comentários e se for realmente boa eu incluo no post.


Adquira ingressos para as atrações de Nova York através do nosso parceiro
Ticket Bar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...