guia de trindade rjNo último feriado da Páscoa, fui conhecer um lugar que há muito tempo tinha vontade: Trindade RJ.

A vila de Trindade pertence ao município carioca de Paraty e fica na divisa do estado do Rio de Janeiro com o estado de São Paulo. Pertence à Área de Proteção Ambiental do Cairuçu

Antes habitada por indígenas, cresceu como uma vila de pescadores, foi abrigo do movimento hippie e hoje é procurada por aventureiros e pessoas que buscam paz e sossego em um lugar de beleza sem igual.



Como chegar em Trindade RJ

O acesso à vila é feita de forma terrestre, de carro pela BR 101 (rodovia Rio-Santos) se você vai sentido Rio, após passar a divisa do estado, ande 7 km e logo chegará ao bairro do Patrimônio, essa também é a entrada que leva para Trindade, pelo Morro do Deus-me-livre. Se você vai sentido Santos, a entrada fica há 19 km de Paraty.

Ao seguir por esse caminho, você vai subir uma pequena serra e lá em cima vai ter uma bifurcação, você vai pegar a sua direita, não se preocupe porque ela está sinalizada. Aí é só seguir e você chegará a praia do Cepilho, passará por um riacho e chegará na rua principal da Trindade. Minha dica é ir durante o dia, pois a paisagem é incrível.

Atenção: em alguns mapas você poderá encontrar um caminho pela estrada da cidade de Cunha, essa estrada está fechada até mesmo para veículos 4×4.

Também há ônibus de Paraty para Trindade, você pode verificar os horários no site.



Exibir mapa ampliado



Onde ficar em Trindade RJ

Ficamos hospedados na Pousada Canto da Lua, que fica na rua principal da vila. A Lu que é a proprietária e todos os funcionários são ótimas pessoas e estão sempre dispostos a ajudar.

Quartos confortáveis e um café da manhã ótimo, a única coisa que incomodou um pouco foram os pernilongos, mas isso era na vila inteira e não um problema da pousada.

Pousadas e campings são as principais hospedagens na vila, mas existem alguns hostels também, você pode verificar a lista completa de hospedagens no site Trindade Pousadas.


Onde comer em Trindade RJ

A rua principal da vila é cheia de restaurantes e lanchonetes, a maioria dos lugares servem prato feito por um preço razoável. Também existem alguns mercadinhos, onde você pode economizar principalmente com as bebidas.

Os lugares que fomos e que recomendo são:

Pizzaria Loucos & Malucos, boa qualidade com preço um pouco alto.

Branca’s Restaurante com ótimo atendimento e ótima qualidade, fomos duas vezes.

La Crepe preço razoável com uma grande variedade de sabores.


O que fazer em Trindade RJ

Praia do Cepilho é a primeira praia que você vê quando chega à Trindade. A praia é ótima para surfistas e é preciso tomar um pouco de cuidado com as correntezas.

Praia de Fora é a principal praia da vila. Possui fácil acesso e uma infra com bares, mesas, cadeiras e campings.

Praia do Meio possui stacinamento, duchas, quiosques e está sempre muito cheia. Utilizei apenas como caminho para chegar até a…

Praia do Cachadaço, pra mim a melhor praia da Trindade. Acesso é feito através de trilha e sua beleza é única!

Piscina Natural do Cachadaço, fica depois da praia do cachadaço e o acesso é feito por trilha. Quando fomos até lá estava muito cheia e não conseguimos aproveitar muito.

Também existem algumas cachoeiras acessíveis somente por trilha, mas não tivemos tempo de ir e preferimos curtir as praias.

Mapa ilustrado.


DSC_0028 DSC_0040

DSC_0059 DSC_0085

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...