treinamento sobrevivência na selvaNo final de semana que passou, 26 e 27 de julho, eu fui para Juquitiba/SP e em parceria com a Over Border Rescue me enfiei no meio da mata para fazer o treinamento Sobrevivência na Selva.


Formamos uma equipe com 6 alunos, pois muitos desistiram antes mesmo de começar ao perceber que aquele seria um final de semana frio e chuvoso.


Nos encontramos ainda na noite de sexta-feira próximo a estação Tiradentes do metrô em São Paulo. De lá, partimos em uma van para a cidade de Juquitiba onde se iniciou o treinamento com as apresentações e considerações iniciais.

Ainda na sexta uma aula bastante proveitosa de métodos de deslocamento e orientação por meios naturais e por bússola.

Após isso era hora de montar o acampamento, duas lonas, uma para o chão e outra para o teto. Revezamento para vigiar durante todas a noite e alvorada bem cedo.

DSC_0545


Sábado o dia começou com trilha em mata aberta e depois mata fechada. Subida, descida, obstáculos e mochila nas costas. Depois, aulas de técnicas básicas de sobrevivência como sinalização, montagem de abrigo, primeiros socorros, obtenção de fogo, água e comida, além de demonstrações de construção de armadilhas e uma aula muito boa sobre ofidismo (tudo sobre cobras e a desmistificação das lendas sobre esse animal).

DSC_0563

DSC_0580


Aí ja era hora de montar o nosso abrigo, que dessa vez era ainda mais rústico que na noite anterior. Tivemos que limpar a área, construir a cabana, fazer fogueira, fazer a latrina e cozinhar a janta.

O dia não tinha acabado, ainda tivemos uma atividade prática noturna para aguçar os nossos sentidos.


Voltamos pro acampamento e passamos a noite revezando a vigia novamente. Frio, fome, sono e para ajudar um pouco de chuva… mas sobrevivemos!

Até que chegou a alvorada e era hora de levantar acampamento. Fizemos mais uma atividade prática, dessa vez incursão com uso de bússola e logo após voltamos para a sede.


IMG_4422 IMG_4448

IMG_4447


Nessa edição do curso, tinha um plus, uma aula de Combate com Facas.

Foram quase 6 horas com técnicas básicas, movimentos de defesa, de contra ataque e de imobilizações.


combate com facas 1 combate com facas 2



Ao final do treinamento estávamos esgotados mas bastante satisfeitos com o nosso desempenho.

Os instrutores são todos militares ou ex-militares com grande conhecimentos, cada um em sua área. Passam os conhecimentos e conseguem trabalhar nosso psicológico de forma a termos uma experiência a mais real possível.

Aliando teoria com a prática, foi uma verdadeira imersão onde vivenciamos situações bem próximas ao real, saindo da nossa zona de conforto.

Cooperativismo, trabalho em equipe, criatividade, autoconhecimento e autocontrole são alguns dos fatores trabalhados naturalmente durante o treinamento.

IMG_4428


Esse período me proporcionou fazer algumas reflexões e posso dizer que foi uma experiência incrível.

Quem tiver interesse, aqui o site da Over Border Rescue que também tem outros treinamentos, além de palestras e treinamentos empresariais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...