tour pelo metrô de São PauloUma coisa bastante normal pra não estourar o orçamento de uma viagem mais longa é utilizar o transporte público, o metrô é um dos principais meios de transporte das grandes cidades e São Paulo não poderia ser diferente!

E se ao invés de apenas utilizar o metrô como meio de locomoção até o seu destino, você aproveitasse para fazer um tour no próprio metrô?

Foi isso que a galera do 1° ExploraSampa Weekend fez no sábado pela manhã.


Começamos a visita pelo CCO (Centro de Controle Operacional) que como o própria nome já diz é onde fica a inteligência do metrô de São Paulo, com várias telas, monitoramento e com todo o controle dos veículos e das estações.

#1ESW hoje acordamos cedo e ja estamos conhecendo os bastidores do @metrosp #ExploraSampa #PartiuBrasil

Uma foto publicada por Jonathan Padua (@euvoudemochila) em


Lá foi explicado como tudo funciona, inclusive como eles agem em situações críticas e/ou de emergência.

Logo depois, partimos para a parte mais legal do tour, que foi a experiência de viajar na cabine do trem. O operador que nos acompanhou nos explicou várias coisas sobre o trabalho dele, foi muito legal e interessante!

Lembrando que na cabine, não é permitido fazer imagens, por isso fique com uma fotinha da equipe do ExploraSampa dentro do metrô.

equipe explorasampa no metrô


Nosso roteiro foi elaborado exclusivamente para os blogueiros que participaram do evento, mas o metrô tem vários roteiros de visita disponíveis para moradores e turistas de São Paulo. E o melhor, é tudo de graça!

Os roteiros que mais me chamaram a atenção foram “O metrô em operação” onde você pode conhecer o Centro de Controle Operacional e o “Madrugadas Subterrâneas” que mostra os processos técnicos envolvidos na manutenção enquanto o resto da cidade dorme.

Para conferir todos os roteiros, acesse o site do Metrô.

Lembrando que as visitas devem ser agendadas de acordo com o calendário de disponibilidade do programa de visitas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...