Como a maioria das crianças na escola, eu não gostava muito das aulas de história… mal sabia eu que alguns anos depois eu ficaria maravilhado ao fazer um tour por Berlim e finalmente entender a matéria que a professora tentava explicar naquela época.


Berlim é uma cidade muito rica em história, tendo passado por duas grandes guerras e uma divisão por quase 30 anos, suas ruas e construções exalam história.

Já cansei de falar por aqui que adoro explorar as cidades a pé, mas em Berlim eu não poderia fazer isso sozinho ou então perderia fatos, curiosidades, explicações de tudo o que tinha acontecido bem ali onde eu estava pisando.


Foi aí que encontrei o SANDEMANs NEW Europe, site que oferece walking tours nas principais cidades europeias. Na verdade eu já tinha feito o Free Walking Tour em Londres com eles.

No caso de Berlim, através do www.newberlintours.com você pode ver que existem 8 tours oferecido por eles. Entre tours temáticos como o Third Reich Berlin Tour e Pub Crawls existe a opção do Free Tour. E foi esse que fizemos logo no primeiro dia na cidade.

free walking tour em berlim 1

Galera do tour reunida




Nosso guia foi o Zabi, um londrino que estudou política e mora em Berlim desde 2010. Bastante divertido e dinâmico, Zabi nos deu uma verdadeira aula sobre a história alemã e nos guiou pelos principais pontos históricos de Berlim.

O ponto de encontro para iniciar o tour era bem próximo ao Portão de Brandemburgo, então esse foi o nosso primeiro ponto de parada. Simplesmente lindo e a região ainda estava super agitada porque a final da UEFA Champions League iria ocorrer naquela semana.

portão de brandemburgo 1

portão de brandemburgo 3

portão de brandemburgo 4


Saímos de lá e a nossa próxima parada já foi o incrível Memorial do Holocausto. Sem palavras para descrever o que é estar naquele lugar, um misto de sentimentos e emoções.

memorial do holocausto 1

memorial do holocausto 5


memorial do holocausto 2 memorial do holocausto 3



Continuamos andando e o Zabi ia falando sobre alguns prédios do governo, construções importantes para a cidade… passamos pelo lugar onde vários metros abaixo do solo ficava o bunker de Adolf Hitler.

Paramos novamente, dessa vez em um memorial que contém uma exposição chamada Topografia do Terror e ainda possui um trecho original do Muro de Berlim.

muro 1

muro 2

muro 3


Mais uma caminhada com pequenas pausas e alguns detalhes que podem passar despercebidos e chegamos ao Checkpoint Charlie.

checkpoint charlie 1

checkpoint charlie 3


O tour termina na Gendarmenmarkt, praça que fica no centro histórico da cidade.

Gendarmenmarkt


São aproximadamente 3 horas de tour, mas você nem vê a hora passar. São tantas informações e tantos lugares interessantes que você solta um “ahhhh” (igual no programa do Jô) quando o guia anuncia o fim.

Tour recomendadíssimo para qualquer um que vai à Berlim. E a minha dica é fazer já no primeiro dia porque também é uma forma de você começar a se localizar e entender a cidade. Muito bom mesmo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...