“Mor, você vai subir na guia.”

“Mor, você tá muito perto do outro carro!”

“Mor, CUIDADO!”

Foram essas frases as que eu mais ouvi na minha experiência em dirigir na contra-hands dirigir na mão errada dirigir na mão inglesa. 😀

dirigir na mão inglesa


Um passeio que eu sempre quis fazer quando estivesse em Londres era ir ao Stonehenge, então durante o planejamento comecei a pesquisar a melhor forma de ir até lá e de repente pensei: Por que não combinar uma visita ao Stonehenge com a experiência, digamos diferente, de dirigir na mão inglesa?

Então entrei em contato com o pessoal da RentCars e reservei um carro básico para uma diária com retirada e devolução no aeroporto Heathrow, pois utilizaria o carro apenas para um bate-volta à Stonehenge, que fica a cerca de 150km de Londres.


Como é dirigir na mão inglesa

Haaaaa amigos, sabe quando você acha que um negócio vai ser difícil e na hora que você chega lá… é difícil mesmo?

dirigir na mão inglesa 1

dirigir na mão inglesa 3


No dia, acordamos cedo, fomos para o aeroporto e então fomos retirar o carro. Eu estava meio tenso de dirigir ao contrário, mas pensava “é simples, basta fazer tudo o que seria errado no Brasil”.

O carro era um astra com câmbio manual, porque se é pra ter a experiência vamos no mais real possível né, nada de câmbio automático.

dirigir na mão inglesa - astra 1


dirigir na mão inglesa - astra 2 dirigir na mão inglesa - astra 3



É tudo muito estranho! Os pedais são na mesma ordem (acelerador no pé direito, freio no meio e embreagem no lado esquerdo), o câmbio também tem a mesma sequência mas você usa a mão esquerda para trocar as marchas. Por várias vezes meti a mão direita na porta achando que o câmbio estava daquele lado.

O cinto de segurança do outro lado, te dá a impressão que você é o passageiro e até mesmo a Bruna que estava no passageiro achou estranho estar daquele lado mas não ter um volante ali.

A coisa mais estranha é fazer rotatória, também conhecida como balão. É muito estranho mesmo, você acha que tá na contra-mão e você não tem a exata noção do quanto deve virar o volante, parece que tá tudo errado.

Dirigir nas pistas é bem mais tranquilo que nas ruas da cidade, só é preciso concentração pra se manter na sua faixa, coisa que já é mais natural pra gente no lado esquerdo.

dirigir na mão inglesa 2

dirigir na mão inglesa 4


dirigir na mão inglesa - jonathanConfesso que fiquei meio tenso durante todo o tempo que dirigi, pois além de ser algo que não estou acostumado a fazer, estava com um carro que não era meu, em outro país, onde a moeda vale 5 vezes a nossa… então dá um certo medinho.

Mas achei a experiência bem interessante! Acredito que com algumas semanas de prática dá para pegar o jeito e ficar bem mais tranquilo.

Para dirigir na Inglaterra não é necessário nenhum documento específico, basta a CNH brasileira mesmo e o passaporte.


Aproveite para ver como foi nossa visita a Stonehenge.


E então, você encararia essa experiência? Tem vontade? Como acha que você se sairia?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...