Se essa for a sua primeira vez em Paris, existem algumas coisas que você precisa saber e a primeira delas é: como se localizar e se locomover na cidade. (A não ser que você prefira fazer tudo de táxi e apenas visitar os lugares mais tradicionais. E isso não é nenhum problema!)

Mas se você pretende economizar um pouco com transporte e desbravar outros pontos da cidade você precisa saber que:

Paris é dividida em arrondissements que funcionam como se fossem regiões e abrangem vários bairros. São divisões administrativas que podem ser comparadas como as zonas aqui em São Paulo, tipo Zona Sul, Zona Leste.

O mapa abaixo explica melhor, são 20 arrondissements no total:

primeira vez em paris - mapa distritos paris


– O Rio Sena corta a cidade e é um dos pontos chave para você se localizar no mapa.

Paris é uma cidade com território pequeno, por isso usar o metrô, uma bike ou mesmo caminhar por ela pode ser bem tranquilo.

– O metrô de Paris contempla toda Paris turística então pode ser um grande aliado seu. Lembre-se de ter um mapa impresso e de baixar o aplicativo RATP para IOS e Android.

– As estações de metrô são identificadas de formas diferentes, como nas fotos abaixo:


estações de metrô paris 2 estações de metrô paris 3

estações de metrô paris 1




– Dependendo de quantos dias for ficar na cidade e do quanto for utilizar o metrô, vale a pena comprar um ticket para uso ilimitado durante determinados dias. No site da RATP você pode ver os valores desse tipo de ticket.


Segunda coisa, agora que você já sabe se locomover por Paris, é hora de saber que a fama de que parisiense é estúpido e não fala inglês não é totalmente verdade…

Você vai se deparar com gente de todo o tipo em qualquer lugar, mas durante 7 dias na capital francesa tive experiências ótimas!

E é claro que nenhum francês é obrigado a falar em inglês, porém taxistas, vendedores, pessoas para quem pedíamos informações nas ruas… mesmo quem não falava muito bem inglês, era bastante solícito e tentava se comunicar comigo.

Claro que eu também tentava ser legal com as pessoas, gastando um pouco do francês que consegui aprender com o guia de conversação da Lonely Planet.

Guias de conversação Lonely Planet francês


Próximo aos pontos turísticos mais famosos está cheio de pessoas oferecendo coisas pra você.

E isso é muito chato!

Na Torre Eiffel, no Arco do Triunfo, em frente ao Museu do Louvre, no bairro Montmartre… muitas pessoas, ambulantes e também o inconveniente de batedores de carteiras.

Além disso, algumas dessas pessoas são muito má intencionadas e estão ali apenas para aplicar golpes nos turistas, por isso fique esperto e não dê moral pra essa galera.


A grande maioria dos franceses fumam! Não que isso seja relevante para sua vida.


A grande maioria dos franceses se vestem de forma elegante. Não que isso também mude sua vida em alguma coisa.


Para finalizar, Paris é uma cidade para se conhecer lentamente!

Caminhar por suas ruas, na beira do Rio Sena, jantar em um bom restaurante, comer todas as comidas de rua possíveis, sentar em um banco e num gramado e curtir tudo o que a cidade tem a oferecer.

primeira vez em paris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...