Antes de “como” renovar o passaporte é preciso saber “quando” renovar o passaporte.

É sempre bom estar com o documento preparado para viajar, afinal a qualquer momento pode surgir uma viagem assim do nada.

Difícil é cair uma viagem do céu né, mas se você estiver sempre com o passaporte em dia, isso será uma preocupação a menos quando você for realmente viajar.


Pois bem, a maioria dos países exige um passaporte com validade de no mínimo 6 meses. Por exemplo, se você vai viajar em maio, seu passaporte não pode ter data de validade antes de novembro.

Então é bom ficar de olho nesse prazo e renovar seu passaporte de acordo com seu planejamento e probabilidade de fazer alguma viagem.


Agora sim, bora aprender como renovar o passaporte

Como renovar o passaporte


Na verdade não existe renovação de passaporte. Sim é isso mesmo!

A solicitação é feita como um novo passaporte, do mesmo jeito que você fez quando solicitou o primeiro.


Você entra lá no site da Polícia Federal, clica no primeiro ícone “Requerer Passaporte” e aí então é só seguir os passos indicados, inclusive pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) que atualmente é de R$ 257,25.

Após preencher os seus dados e efetuar o pagamento, basta agendar sua ida ao posto da PF mais próximo e levar, além da documentação solicitada, a GRU paga, o protocolo da solicitação e o comprovante de agendamento.

A data de retirada é informada após sua solicitação ser finalizada no local.


O passaporte brasileiro atual tem a validade de 10 anos.

Lembre-se que não é necessário esperar o passaporte anterior vencer para então solicitar um novo. Faltando alguns meses, já pode dar entrada na nova solicitação.


Caso o passaporte vencido tenha algum visto vinculado ainda em validade (como o visto americano por exemplo), ao viajar você deverá utilizar os dois passaportes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...