Bem ali na fronteira entre Brasil e Argentina está uma das Maravilhas Naturais do Mundo, as Cataratas do Iguaçu!

Famosa mundialmente, ela está aqui pertinho pronta e maravilhosa para nos receber.

Tive a oportunidade de visita-la duas vezes, mas pra quem nunca foi, pode ser que apareçam aquelas dúvidas: Como chegar? Como comprar os ingressos? Qual lado visitar?

O objetivo desse post é sanar essas e outras possíveis dúvidas que os viajantes podem ter.

Guia prático para visitar as Cataratas do Iguaçu


Vamos começar já esclarecendo a dúvida de qual lado das Cataratas visitar? E a resposta é: os dois!

Simples assim!

Cada lado das Cataratas do Iguaçu está dentro de um parque nacional, sendo que a maior parte das quedas fica do lado argentino. Porém o Parque Nacional Iguaçu no Brasil é bem maior que o Parque Nacional Iguazú no lado hermano.

Uma visita às Cataratas só é completa se você visitar os dois lados, um dia para cada um já é o suficiente!


Visitar as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro

Vamos começar do nosso lado!

O Parque Nacional do Iguaçu é uma área de conservação com vários atrativos, sendo o principal deles as Cataratas.

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado brasileiro 1


Como chegar

Você encontrará vária placas indicando o caminho, então se estiver de carro não terá problemas para chegar ao Parque.

Uma dica extra: programe para o mesmo dia uma visita ao Parque das Aves que fica bem ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu.


Se você estiver sem carro, dá para ir de táxi ou basta contratar o transporte de alguma agência, uma ótima opção para transporte em Foz do Iguaçu como um todo é o Transflix da Loumar.


Quanto custa

O ingresso para brasileiro adulto custa 37 reais. Crianças e idosos pagam apenas 10 reais.

Quem é do mercosul paga 50 reais e os demais turistas estrangeiros pagam 63 reais.

Você pode comprar o ingresso diretamente no site tickets.cataratasdoiguacu.com.br já selecionando o dia da visita ou deixar para comprar no Centro de Recepção ao Visitante na entrada do Parque.

* Valores em setembro de 2017


O que fazer

As Cataratas em si já valem o passeio, mas existem outras atividades bem legais que também podem ser feitas por lá.

Comprando o ingresso do Parque, você tem acesso ao ônibus que faz o trajeto interno com paradas conforme indicadas no mapa abaixo:

visitar as Cataratas do Iguaçu - mapa parque cataratas do iguaçu


O ponto de partida está no lado esquerdo do mapa, o Centro de Visitantes.

Já o principal passeio e que está incluso no ingresso é a visita às Cataratas, para tal desça na parada Trilha das Cataratas, de lá já temos uma pequena amostra do que vamos encontrar pela frente:

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado brasileiro


A trilha completa, incluso todos os mirantes e finalizando na Estação Espaço Porto Canoas (a direita no mapa) onde também fica o Restaurante Porto Canoas, tem um total de 1200 metros e durante o percurso você vai descobrindo o conjunto de quedas d’agua e finaliza com a visão da maior delas, que é a Garganta do Diabo.

Nem é preciso dizer que você vai se molhar, então se preferir use capa de chuva e proteja seus pertences, principalmente câmeras. Das vezes que fui, como estava calor, preferi não usar capa e aproveitar para “lavar a alma” com o chuveirinho formado pela força das águas.

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado brasileiro 15


Na parada Trilha do Poço Preto, como o próprio nome diz é uma trilha com extensão de 9km, ela pode ser percorrida a pé, de bike ou de carretinha. Em seguida percorre-se um trecho do rio de barco e com possibilidade de usar caiaques infláveis em determinado trecho.

Rio Iguaçu


Na parada Macuco Safari, o passeio leva esse mesmo nome e eu considero imperdível!

Começa com uma pequena trilha na mata feita em carro elétrico, logo após são 600 metros andando até chegarmos no ponto de embarque nos barcos motorizados e depois de ter “apenas visto” o poder das águas das Cataratas, é hora de sentir esse poder. O piloto leva o barco bem próximo à algumas quedas e o banho é sensacional, indescritível!

De preferência vá descalço e com roupas de secagem rápida. Existem armários disponíveis para locação onde você pode deixar seus pertences, mas se tiver a sua própria sacola impermeável é melhor!

visitar as Cataratas do Iguaçu - macuco safari


No Centro de Recepção aos Visitantes existe um balcão de informações onde você poderá tirar suas dúvidas a respeito de todos esses passeios.

Se for adquirir o transporte de alguma agência, aproveite para incluir o ingresso desses passeios. E ainda, se pretende almoçar no Porto Canoas, também já pode incluir na compra montando um pacote onde ficará apenas a entrada no parque a ser adquirida na bilheteria.


Voo de helicóptero sobre as Cataratas

Existe uma opção de sobrevoar as Cataratas do Iguaçu de helicóptero.

Esse passeio é feito pela empresa Helisul e a base para a decolagem é em frente ao Parque das Cataratas.

Para adquirir, consulte a agência de sua preferência.

Cataratas by Anna

Foto: Anna Martinelli – Blog Finestrino




Procurando hotel para ficar em Foz do Iguaçu? Confira as opções do nosso parceiro booking.com:




Booking.com





Visitar as Cataratas do Iguaçu do lado argentino

Uma curiosidade é que a entrada do Parque Nacional Iguazú não fica na cidade de Puerto Iguazú que faz parte da tríplice fronteira, mas sim na cidade de Misiónes.

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado argentino 1


Como chegar

Assim como do lado brasileiro, você pode ir de carro (próprio ou alugado) até o Parque Nacional Iguazú. A única diferença nesse caso é que você deve passar pela imigração.

A opção de táxi também é válida, mas a minha indicação novamente será contratar o transporte de alguma agência, o Transflix da Loumar é meu queridinho porque você contrata uma vez e usa o quanto quiser. Dessa forma, você não precisa nem se preocupar com a imigração, pois o guia faz todo o processo enquanto você fica lá tranquilão.

Para calcular valores a serem gastos, é bom lembrar que o estacionamento por lá é de 100 pesos argentinos para carro de passeio.

Estando de carro, você tem a vantagem de poder aproveitar e já fazer uma visita à Puerto Iguazú e/ou parar no Duty Free Shop.


Quanto custa

Aqui também temos preços diferentes dependendo da sua nacionalidade.

A tarifa normal é de 500 pesos argentinos, quem é cidadão do mercosul paga 400 pesos argentinos. Crianças de 6 a 12 anos também têm valores diferenciados.

* Valores em setembro de 2017


O que fazer

Na visita ao Parque Nacional Iguazú esteja preparado para caminhar, pois o parque é separado em três “trajetos” principais o Circuito Superior em vermelho no mapa, o Circuito Inferior em azul e o principal que leva a Garganta do Diabo que é mostrado em laranja no mapa.

visitar as Cataratas do Iguaçu - mapa lado argentino


Minha sugestão é começar pela Garganta do Diabo, que é o ponto alto do passeio e por isso, o mais concorrido também!

Se você reparar no mapa, em paralelo ao trajeto laranja tem também uma linha tracejada. Essa é a linha do trem interno do parque, então você não vai precisar fazer todo o percurso andando.

Aqui a dica é não pegar o trem na Estação Central, mas sim ir a pé até a Estação Cataratas e aí sim pegar o trem até a Estação Garganta. Isso porque pegando o trem na Estação Central, você deve obrigatoriamente descer na Estação Cataratas e pegar a fila que já existe por lá. Indo a pé até a Estação Cataratas você ganha esse tempo, já entra na fila e tem a oportunidade de já ter esse contato com a natureza.

Da Estação Garganta até a queda chamada Garganta do Diabo você fará uma caminhada de pouco mais de 1km passando por passarelas suspensas. Ao chegar no final você verá uma das coisas mais incríveis da sua vida, estará cara a cara com a Garganta do Diabo. Uma sensação inexplicável!

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado argentino 9

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado argentino 12

visitar as Cataratas do Iguaçu - lado argentino 13


Na volta você pega o trem novamente, mas agora no sentido contrário. Aí chegando na Estação Cataratas você tem a opção de fazer o Circuito Inferior e o Circuito Superior na ordem que você preferir e do jeito que você quiser.

Se você chegar cedo no Parque, o que é mais que recomendado, talvez dê para fazer a Garganta do Diabo e o Circuito Superior para só depois almoçar. Aí após o almoço você faz o Circuito Inferior.

Nunca é demais lembrar: tenha água e snacks na mochila durante todo o passeio.


No Parque do lado argentino também há um passeio nos mesmos moldes do Macuco Safari no Brasil, é o passeio Gran Aventura feito pela Iguazu Jungle.

Nesse passeio você terá a oportunidade de sentir a força das águas das Cataratas. De barco, você será levado praticamente embaixo das quedas em um passeio maravilhoso!

Aqui, as mesmas recomendações do Macuco Safari, vá descalço e com roupas de secagem rápida. Se tiver uma câmera a prova d’água ou então uma caixa o saco estanque, vale muito a penas registrar esse momento!

O melhor jeito de adquirir o ingresso para o Gran Aventura é por alguma agência, para já ter a reserva e não ficar perdendo tempo ou não ter lugar na hora.

visitar as Cataratas do Iguaçu - gran aventura


*Aviso: Cuidado com os quatis! Eles são fofinhos, mas mordem e também roubam comida!

visitar as Cataratas do Iguaçu - quati bravo

visitar as Cataratas do Iguaçu - quati ladrao

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...