Até o próximo dia 29 de outubro, o distrito de Monte Verde no sul de Minas Gerais, recebe o 8º Festival Gastronômico de Monte Verde e em 2017 o tema será “Sabores e Saberes da Serra”, uma deliciosa desculpa para você conhecer esse lugar com ar europeu e aquela hospitalidade maravilhosa do povo mineiro ou caso já conheça, visitar a vila novamente porque já sabe que o lugar é demais!

melhoramentos apresenta Festival Gastronômico de Monte Verde


Tive a oportunidade de visitar Monte Verde por alguns dias no pré-evento e também de participar do jantar oficial de abertura para saber tudo o que vai rolar por lá.

O tema “Sabores e Saberes da Serra” refere-se a localização geográfica de Monte Verde, na Serra da Mantiqueira. Sendo rodeada por pinheiros e araucárias consegue reunir os sabores mais autênticos das montanhas.


Participam do Festival 39 estabelecimentos como bares, restaurantes, chocolaterias, produtores orgânicos e chefs de cozinha que oferecerão receitas especiais durante os dias do evento.

Meus destaques vão para o Risoto de Calabresa do dona Mucama, a Sopa de Morango da Gressoney, o Salmão Manfred da Confraria Paulistânia e a Picanha na Pedra com Pinhão do restaurante Alpminas:

Festival Gastronômico de Monte Verde recomendo

Mas é claro que tem muito mais, confira a lista completa.


Programação do Festival Gastronômico de Monte Verde 2017

Além disso, uma intensa programação com atividades culturais e sociais, palestras e workshops. Confira a programação:

18 de outubro (14h30) – Oficina “Delícias de Polvilho” com a equipe de Conceição dos Ouros, principal produtor de polvilho.
19 de outubro (14h30) – Oficina sobre PANCs, com os Chefs Juliano e Fernando Basile de Gonçalves M.G.
20 de outubro (14h30) – Aula prática sobre pães com Carlinhos e Gleice (Pães Caseiros Meu e da Gleice) e sobre bolos com Alessandra Lippi. “Brunch Caipira”.
21 de outubro (14h30) – Oficina “Sabores da Serra: Mergulho no Pirão” com o Chef Heyttor Barsalini, de Ubatuba.
22 de outubro (14h30) – Palestra Harmonizada, com o Sommelier Alexandre Levi da Mistral Verde.
23 de outubro (14h30) – Oficina “Comidas da serra” com os chefs Sonia Kohen, Thiago Blanes e Cida Lemos de Monte Verde, apresentação Tiago Mentor.
24 de outubro (9h) – Atividade infantil “Paçoca de São João”. com Tiago Mentor Local: Escola Araucária.
24 de outubro (14h30) – Palestra Harmonizada, com o Beer Sommelier Rafael dos Santos Lima. Local: Arsenal da Cerveja, Av. Monte Verde, 858
25 de outubro (14h30) – Oficina Saudavelmente Requintado com a Chef Graziela Coutinho.
26 de outubro (14h30) – Oficina com o Chef Ari Kespers e convidados.
27 de outubro (14h30) – Atividade Infantil com Guinho. Local: Escola Melhoramentos.
27 de outubro (14h30) – Oficina com a empresa Catupiry.
28 de outubro (10h00) – Atividade infantil com o Guinho.
28 de outubro (14h30) – Oficina “Sabores da Serra, Fondues e Racletes”, com o Chef Breno Lerner de São Paulo.
29 de outubro (14h30) – Oficina com Fernando Tadeu do Canal Rango de São Paulo

Todas as atividades acontecem no Instituto Albert Rodrigues (IAR) na Rua Junípero 5A, exceto quando informado outro endereço.

Monte Verde MG


Até 2016 o Festival acontecia no primeiro semestre, agora teve a data alterada para o final de outubro, o que eu achei sensacional visto que a primavera deixa Monte Verde ainda mais linda.

Festival Gastronômico de Monte Verde primavera


O Festival Gastronômico de Monte Verde é realizado pela Comissão Comunitária de Eventos e pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV) com direção de Sonia Kohen e curadoria de Tiago Mentor. É apresentado pela Melhoramentos Florestal, e tem o patrocínio dos Laticínios Catupiry, Casa Flora e Cerveja Paulaner.


Para mais informações, acesse www.festivalmonteverde.com.br e a fanpage do festival no facebook.


Visitei Monte Verde a convite da Companhia Melhoramentos e sua assessoria A4&Holofote. A opinião é totalmente pessoal e isenta de qualquer acordo comercial. Indico porque aprovo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...