No último sábado, 30 de setembro, a Cervejaria Berggren em Nova Odessa abriu suas portas para o tour inaugural em suas dependências e nós fomos conferir.

Chegamos na cervejaria e às 10hs com o grupo já formado, fomos recebidos pelo pessoal do marketing juntamente com o mestre cervejeiro e o proprietário da cervejaria, que começou dando as boas-vindas e nos contou um pouco da história de como surgiu a Berggren, lá em 2009.

Cervejaria Berggren


Começamos o tour pela área chamada laboratório, onde a magia da cerveja começa a acontecer.

O laboratório é uma espécie de mini cervejaria, onde eles produzem novas receitas, testam novos estilos e podem aperfeiçoar as cervejas da marca até que alcancem o resultado desejado antes de ir para a produção de verdade.

No dia da nossa visita tivemos uma amostra disso, degustamos em primeira mão uma Porter que eles estão desenvolvendo, que por sinal estava ótima com aroma característico do estilo e paladar bem suave.

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren


Antes de acessar a área de produção ainda conhecemos toda a infraestrutura que eles possuem para transformar a “água normal” em “água cervejeira”. Como sabemos, a qualidade da água é fundamental na qualidade da cerveja e a Berggren possui equipamentos de ponta, que poucas cervejarias do Brasil possuem, para que a água tenha essa alta qualidade.


Quando chegamos na área de produção, eu fiquei impressionado com o tamanho da cervejaria, não estava esperando que seria tão grande. E o melhor é que já tive informações que a expectativa é dobrar de tamanho num curto prazo. Legal!

O mestre cervejeiro nos levou por todas as áreas do processo, desde a pesagem e moagem do malte, passando pela mosturação, fermentação, maturação, envase e pasteurização.

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren


Depois das explicações degustamos uma ótima American Lager, onde nós mesmos tivemos a oportunidade de fazer o serviço diretamente do tanque.

A próxima degustação foi a Berggren IPA, também direto do tanque e para finalizar, uma Weissbier que já haviam sido engarrafadas.

E o pessoal deixou a gente bem a vontade na degustação, sem miséria e podendo se servir quantos vezes quisesse.

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren


O que mais gostei do tour foi o clima informal com que foi conduzido, parecia que estávamos em um grupo de amigos. Tudo muito bem explicado, dúvidas respondidas e o mestre cervejeiro até deu umas dicas para um cervejeiro caseiro que estava no grupo de visitantes.

No final, ainda ganhamos uma caldereta personalizada com o logo da Cervejaria Berggren.

Cervejaria Berggren

Cervejaria Berggren


Além do tour, a Cervejaria Berggren faz vários eventos durante o ano, inclusive vai rolar o OktoBerggren no próximo dia 21 de outubro, uma super festa que vai rolar durante o dia inteiro com bandas, djs, food trucks e claro, muito chope Berggren. Então é legal ficar de olho na fanpage deles no Facebook.

Sobre o tour, eu conversei com o pessoal e a ideia é fazer nos meses em que não houver eventos, ou seja, em novembro deve rolar de novo.


Tour Cervejaria Berggren

Endereço: Av. Industrial Oscar Berggren, nº 200, Distrito Industrial 2 – Nova Odessa – SP
Valor: 60 reais
Site oficial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...