Montevidéu é uma cidade bem legal para conhecer, mas não tem lá tanta coisa assim para visitar. Uns 3 ou 4 dias na cidade tá de bom tamanho.

Duas formas de conhecer qualquer cidade e que eu gosto bastante é caminhando ou andando de ônibus. Pois bem, em Montevidéu você pode fazer um Walking Tour, um Bus Tour ou claro, fazer os dois.

No meu caso, optei por fazer os dois e logo abaixo descrevo cada um deles, assim você consegue decidir qual a melhor opção.


Walking Tour em Montevidéu

O Walking Tour que escolhi fazer na capital uruguaia foi o Free Walking Tour MVD, que é daquele tipo free, mas é esperado (e na verdade bem legal da nossa parte) dar uma gorjeta para o guia no final, de acordo com o que você achou do trabalho dele.

O ponto de encontro e início do tour é na Plaza Independencia, o walking tour acontece pela Ciudad Vieja e tem aproximadamente 2 horas de duração. Optamos por seguir com o guia que falava inglês ao invés do guia que falava espanhol. Sim, tem as duas opções!

walking tour em montevidéu 1


O tour começa com uma boa introdução e apresentação geral do país, o nosso guia falava com bastante propriedade e fez um belo resumo desde a fundação do país passando pela cultura do povo uruguaio e a situação atual.

walking tour em montevidéu 3

walking tour em montevidéu 4


Teatro Solís, Plaza Matriz, Peatonal Sarandí, Banco República são alguns dos pontos de parada do walking tour que é finalizado no famoso Mercado del Puerto.

walking tour em montevidéu 5

walking tour em montevidéu 7


De segunda a sexta o tour acontece em dois horários, às 11h e às 14h30m. Ao sábados e domingos acontece em um horário único, às 14h.

Fizemos o tour durante a semana no horário das 11h e o fato de terminar no Mercado del Puerto é perfeito, pois aproveitamos para comer um belo churrasco em um dos restaurantes de lá.

Se optar por almoçar no Mercado del Puerto (o que eu recomendo que faça), esteja preparado para gastar. Não é exorbitante de caro, mas é mais caro do que seria em outros lugares.

walking tour em montevidéu 8

walking tour em montevidéu 9

walking tour em montevidéu 10


Bus Tour em Montevidéu

Após fazermos o walking tour em Montevidéu e como também estávamos hospedados na Ciudad Vieja, decidimos que era hora de explorar outros cantos da cidade.

Tínhamos pouco tempo, então optamos pelo Bus Turístico Montevideo, daqueles bem tradicionais com esquema “hop on hop off” e áudio guia.


O trajeto total do Bus Tour em Montevideo é de 2 horas, ou seja, se você não descer em nenhuma das 12 paradas, você completará a volta toda e passará por grande parte dos pontos interessantes da cidade durante esse período.

Mas que graça tem ficar apenas dentro do ônibus né? Bora descer e explorar um pouco mais, é para isso que serve o “hop on hop off”. Você pode descer em qualquer um dos pontos e pegar o próximo ônibus da linha turística.

Existe a opção de ticket para 24 (637 pesos uruguaios) ou 48 horas (980 pesos uruguaios). Acredito que a primeira opção é o suficiente!

bus tour em montevidéu 1

bus tour em montevidéu 2

bus tour em montevidéu 3


O ponto de saída dos ônibus é o Mercado del Puerto, mas nós estávamos hospedados bem próximo da parada número 1 que é ali perto da Puerta de la Ciudadela lá na Plaza Independencia, por isso e como já tínhamos conhecido o Mercado depois do Walking Tour, embarcamos por ali mesmo.





A primeira parada que eu recomendo fortemente uma descida é a 4 – Mercado Agrícola!

Fui sem muita expectativa e acabei gostando bastante, dá para caminhar pelas lojas dos produtores locais, dá para almoçar por ali e até tomar uma cerveja.

bus tour em montevidéu 4

bus tour em montevidéu 5

bus tour em montevidéu 7

bus tour em montevidéu 8

bus tour em montevidéu 9

bus tour em montevidéu 10

bus tour em montevidéu 11

bus tour em montevidéu 12


As paradas 6 – Jardim Botânico e a 8 – Estádio Centenário também são bem recomendadas. Estávamos sem muito interesse nesses assuntos então passamos direto, se forem assuntos de seu interesse, vale a descida!


Fomos descer novamente apenas na parada 9 – World Trade Center, que é uma parte mais chique da cidade com um centro de negócios, um shopping e tudo mais que não é lá muito interessante.

Mas essa parada é legal para quem quer visitar aquele letreiro da cidade de Montevidéu, dá pra ir caminhando até lá, fazer umas fotinhos, curtir um pouco a orla e voltar para pegar o próximo ônibus.

Alguns chamam de “foto jacu”, outros de “foto clichê” mas eu prefiro chamar de foto clássica! #montevideo

Uma publicação compartilhada por Jonathan Padua (@euvoudemochila) em


bus tour em montevidéu 13

bus tour em montevidéu 14


Até gostaríamos de ter descido na parada 11 – Parque Rodó que parece ser bem legal para um passeio, mas já estávamos bem cansados e desistimos.


O Bus Tour em Montevideo te leva para os principais pontos da cidade e vale bem a pena se você não quer se preocupar em ir atrás dos ônibus de linha e nem gastar com táxi.

Com o mapinha e horários dos ônibus, você se programa para conhecer bastante coisa em 24 horas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...